(Opinião) Ipu-CE: "A terra da Bica mais linda do mundo" - desde que tenha água o ano inteiro

Foto de Rárisson Ramon em 21/06/2016
Estive a acompanhar algumas discussões em rede sociais acerca de um concurso promovido pela Gestão Municipal para a escolha da melhor fotografia da Bica de Ipu. Até aqui tudo bem! É algo válido ao qual representa um ícone natural do município com repercussão internacional.

Todavia, o que chamou atenção mesmo foi a temática: "A Bica mais linda do mundo: Um bem – querer de todos no olhar de cada um". Uma temática semelhante foi utilizada no folder oficial do município que assim diz: "Conheça Ipu" "A terra da Bica mais linda do mundo!"

É evidente que as temáticas propostas exaltam o sentimento barrista dos ipuenses, contudo há de certo modo, ao nosso entender, um escapismo exacerbado. Justifico, a nossa Bica de Ipu (Fall of Ipu) é dotada de uma beleza exuberante que faz jus ser a mais linda do mundo, porém a omissão em zelar pelo patrimônio natural a descredencia dessa situação.

A água que jorra pela queda d'água de 120 metros de altura, aproximadamente, deixou de ser perene a muito tempo. Geralmente, em meados do mês de outubro já não é possível contemplar o famoso "véu de noiva".

Outro aspecto é a ausência de limpeza no local. Não há uma fiscalização que possa impedir os deseducados de jogarem lixo na vegetação ou até mesmo fezes em locais de banho. Não podemos deixar de destacar as queimadas criminosas que vez outra comprometem a vegetação do entorno da nossa Bica, e os criminosos ficam impunes. 

Tenho certeza do potencial enorme para termos o título, com exclusividade, da Bica mais linda do mundo, entretanto, temos ainda muito o que melhorar. Quem sabe tornar o nosso patrimônio natural em uma das sete maravilhas do mundo seja bem mais palpável!
Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário