Em época de inverno é comum o surgimento de mofos nos alimentos: Consumidores estejam atentos a data de validade e a qualidade dos produtos a serem comprados

Centro de Ipu. Foto: Ipuonline
Há um dizer popular que diz: "A pressa é inimiga da perfeição". Pelo ditado depreende-se que as nossas ações devem ser cuidadosas e sem pressa. Naturalmente que devemos ponderar cada situação, pois há circunstâncias que requerem medidas drásticas e céleres.

Em se tratando da ida ao mercantil é preciso que os consumidores se desprendam da "PRESSA". É de bom alvitre que o individuo faça as suas compras prestando atenção em todos os detalhes possíveis. Lembrem-se que estão comprando produtos para uso familiar. Conferir a validade do produto é primordial. Mercadorias vencidas são propícias a causarem problemas à saúde, principalmente as de gênero alimentício.

Em uma época de grande umidade é comum que produtos de panificação (pães de forma, pão bola, dentre outros) apresentem uma coloração esverdeada, um sinal característico de CONTAMINAÇÃO POR FUNGOS. Um simples pontinho verde em uma parte do pão já mostra que todo o produto está contaminado e não somente aquela porção esverdeada. O simples consumo de alimento contaminado pode ensejar a uma DTA (doença transmitida por alimentos).


Desta feita consumidores observem bem o que compram. Estejam atentos aos sinais não característicos dos produtos. E nada de pressa ao fazerem compras, e nada de se deixar seduzir pelos PREÇOS EM OFERTAS

Tenham consciência que os produtos em oferta, salvo exceções, estão com o prazo de validade muito próximo de vencer, logo, se for comprar produtos em oferta, o faça em pequenas quantidades, nada de comprar para estocar.

Deem preferência as mercadorias mais novas e que estejam com um bom prazo de validade! Em caso de dúvida, reclamações e denúncias, procure a Vigilância Sanitária do seu município!

Rárisson Ramon, Tecnólogo de Alimentos registrado no Conselho Regional de Química - 10ª Região.
Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário